Processo de formatação de franquias! 5 dicas para evoluir seu negócio

Antes de franquear o seu negócio é necessário entender se sua empresa está pronto para atravessar por esta jornada, para isso um dos primeiros passos para a formatação de franquias é analisar a franqueabilidade da sua empresa.

Análise de franqueabiliade nada mais é do que um processo criterioso em todos os aspectos que podem ter influência direta ou indireta no sucesso da rede de franquia. Para facilitar o desenvolvimento dessa atividade, algumas perguntas devem ser respondidas

Sua marca já é reconhecida pelo mercado?

O poder da marca é um dos diferenciais mais importantes e também é um dos aspectos que mais pesam na decisão de um prospect com o objetivo de investir na sua marca.

Como funciona a concorrência no segmento de mercado em que sua empresa está atuando?

Mercado com alta concorrência competitividade por preços ou outra condição que pode deixar em cheque o sucesso da sua rede franquias. É preciso então um forte apelo de mercado, um diferencial que faz você e sua empresa única, fazendo o mercado opte por seus produtos ou serviços.

Outro fator importante para ponderar é o mix de produtos.

Em nosso Instagram fizemos um post apontando como as franquias de café são um sucesso no Brasil, explicando como esse segmento trabalha atualmente. Clique aqui para ler o post

Será que os produtos que você trabalha atende as principais ou todas as necessidades de seus clientes?

Entregar produtos ou serviços que constantemente atendam completamente todas as necessidades de seus clientes é premissa para o sucesso, visto que clientes insatisfeitos não voltam para seu estabelecimento. Em contrapartida, atendendo completamente seu cliente, ele se torna um defensor da sua marca e muitas vezes trabalha divulgando a sua marca para parentes e amigos.

Além de todos esses fatores externos, precisamos olhar para dentro de casa. Começando pelos seus números de hoje

Seu negócio é lucrativo? Você compraria seu negócio de você mesmo apenas analisando os números? Quais são suas fontes de receita?

Os números, principalmente o lucro, são fatores determinantes para o sucesso da franqueadora, mas sozinhos eles não fazem de você um bom franqueador. Processos bem definidos é uma premissa. Além de documentá-los você precisará medi-los. Você precisa se atentar também para o potencial de replicabilidade processual, ou seja, o quão fácil de reproduzir seus processos são. Agora, ou você está pensando “nossa, meus processos são muitos simples, não estou apto para franquear”. Está enganado, algumas vezes o que é simples ou fácil para alguém é um bicho de sete cabeças para outras pessoas. Um pequeno segredo ou uma boa prática aprendida no dia a dia da operação é o tempero especial das maiores franquias do Brasil e do mundo.

Qual seu diferencial de mercado?

Os irmãos McDonald são um ótimo exemplo, em 1940 eles desenvolveram um novo método de fazer um dos alimentos mais tradicionais dos EUA, o Hamburguer. Porém, anos depois e com a aparição de Ray Kroc, a terra do tio Sam já estava lotada de restaurante exibindo a rede mais famosa do mundo.
Se seu processo não tem nada de simples, pelo contrário, é um processo bem complexo e cheio de variáveis. Está aqui uma grande oportunidade de mercado. Em outras palavras, você sabe o que poucas pessoas sabem e elas irão pagar você por este conhecimento. Devemos tomar cuidado para que esse nível de complexibilidade não esteja tão alto que inviabilize a sua expansão. Muitas vezes na formatação de franquias (em sua maioria), menos é mais.

E como a Yamaji estrutura a formatação de franquias?

Análise de franqueabilidade Yamaji
Agora, convidamos você para conhecer nossas marcas que já fazem parte da nossa estratégia de formatação de franquias, clique aqui

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